O projeto

Um pouquinho do nosso objetivo, história e ações.

O projeto Meninas Digitais no Cerrado surgiu no ano de 2016 com o desejo de transformar o IF Goiano Campus Ceres em uma instituição parceira da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) no âmbito de seu programa nacional homônimo, existente desde 2011, cujo objetivo é divulgar a área de computação, despertar o interesse de estudantes do ensino médio/tecnológico ou mesmo dos anos finais do ensino fundamental e, por conseguinte, motivá-las a seguir carreira em Computação.

No âmbito do Meninas Digitais no Cerrado nos propomos a trabalhar com todas as estudantes de cursos técnicos e superiores da área de Tecnologia da Informação da cidade de Ceres e região do Vale do São Patrício, além de demais campi do IF Goiano. Toda a concepção do projeto aqui descrito tem como foco, objetivo geral, empoderamento e estímulo da participação feminina nos diversos campos de trabalho da informática, por meio de palestras, oficinas itinerantes, debates, workshops, etc. Faz-se importante a discussão sobre as características das relações de gênero predominantes na área de informática e assim, em atividades que promovam a desconstrução, desnaturalização de estereótipos e preconceitos em relação às mulheres dedicadas à computação e até ciência de modo geral, bem como estimulem a auto-confiança das estudantes.

Deste modo, acreditamos que a realização do projeto incentiva a participação de meninas e mulheres nas atividades propostas por este, bem como ajuda a combater a evasão feminina dos cursos ligados à computação, além de envolvimento com demais projetos e competições, como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Resultando assim em benefícios que abarcam tanto o público interno quanto externo, já que a capacitação das estudantes não apenas estimula o desenvolvimento e o empreendedorismo local em informática, mas colabora para a divulgação desta área do conhecimento e dos instrumentos de acesso, inclusão digital, existentes no âmbito dos cursos oferecidos pelo Campus Ceres.